O que verificar no carro antes da viagem

O que verificar no carro antes da viagemViajar é um dos momentos mais esperados, e uma possível pane no veículo não pode estragar todos os planos. Portanto antes de colocar o carro na estrada é fundamental realizar uma revisão. Junto com a preocupação de não haver algum imprevisto com o automóvel vem a grande dúvida: “O que verificar no carro antes de viajar?“.

Resolvemos compartilhar essas dicas que colhemos com nossos guincheiros, que avaliaram os principais motivos que deixam as pessoas com o carro quebrado na estrada, e com mecânicos parceiros de nossa empresa.


checklist do veículoDownload CheckList do Veículo para Viagem

Além das dicas que deixamos abaixo você também pode utilizar o checklist do veículo para viagem, realizar essa verificação ajuda a não esquecer nenhum item que deve ser avaliado antes de seguir seu roteiro.


Revisão antes de viajar – Principais Itens

revisar antes de viajarNão há como ficar isento de imprevistos em uma viagem, porém verificar os principais itens do carro antes de pegar a estrada é a maneira mais eficiente de reduzir muito as chances de algo dar errado com seu automóvel no meio do caminho.

Parte Elétrica

A iluminação do veículo garante uma boa visibilidade em viagens noturnas, e sinaliza frenagens (luz de freio), mudança de direção (setas) e ajuda na segurança em dias com pouca visibilidade (neblinas e chuvas), portanto verificar o bom funcionamento das lâmpadas do seu carro ou moto é fundamental, além disso evita possíveis multas de trânsito. Essa verificação pode ser feita por você mesmo, e caso necessite substituir alguma lâmpada você pode verificar como fazer isso no manual do seu veículo, ou então pedir auxilio ao seu auto-elétrico. Não se esqueça de verificar a lâmpada da placa, caso esteja queimada você pode ser penalizado por um guarda de trânsito.

Qual foi a última vez que verificou a bateria do carro? A bateria tem data de validade, verifique se a do seu veículo está em dia, caso não esteja é essencial realizar a troca, caso perceba alguma falha como baixa tensão, oxidação e/ou zinabre nos polos da bateria o ideal é consultar um auto-elétrico.

Combustível

Você tem algum posto de confiança? Portanto abasteça nele, deixar um combustível adulterado acabar com os planos de viajar não é nada legal. Consulte a postagem: “Como evitar combustível adulterado” e não seja enganado na hora de abastecer.

Seu carro é flex? O que vale mais a pena na estrada, etanol ou gasolina? Veja o link: “Álcool ou Gasolina e economize dinheiro abastecendo com o combustível que melhor rende na estrada.

Lubrificação

Manutenção PreventivaVerifique o nível do óleo do motor, e a validade do mesmo, sempre consulte o manual do seu veículo ele indica qual o óleo ideal, o período de troca e indica onde se localiza a “vareta” que mede o nível do mesmo.

O mesmo serve para óleo de freio, transmissão e diferencial (para carros com tração traseira) a falta de lubrificação reduz o tempo de vida útil das peças e pode acarretar em sérios problemas para o automóvel.

Filtros

Filtro de óleo do motor, combustível e ar são fundamentais para o bom funcionamento do motor, deixar que o prazo ideal de troca passe faz com que os mesmos possam acumular sujeira e até mesmo entupir, consulte o manual do veículo e acompanhe sempre o período de troca.

Água do radiador

O sistema de arrefecimento é responsável por manter correta a temperatura de funcionamento do motor, portanto sempre respeite o limite de troca do líquido do radiador, não deixe o mesmo em níveis abaixo do recomendado e peça para o seu mecânico avaliar o funcionamento da bomba d’água, ventoinha e válvula termostática.

Correias

Substituir as correias evita você a ter graves problemas no motor, caso a correia dentada quebre o motor irá parar de funcionar e provavelmente isso irá trazer um grande prejuízo financeiro.

Freios

Verifique as pastilhas, lonas, discos ou panelas do seu carro, a confiabilidade do freio é primordial, principalmente em trechos serranos.

Suspensão

Checar carro antes de pegar estradaA estabilidade do seu veículo é agravada quando a suspensão não está em bom funcionamento, pivôs, buchas, terminais, bandejas e molas precisam ser avaliadas pelo seu mecânico.

Cabos e velas

Manutenção barata e essencial, velas e cabo de vela novos ajudam o veículo a melhorar o desempenho, economizar combustível e garante o bom funcionamento do motor.

Pneus

Consulte o artigo: “Como evitar a Aquaplanagem” essa dica ajuda a saber como agir caso isso aconteça, e também informa a necessidade de ter pneus em bom estado. Pneus “carecas” podem causar acidentes, nunca saia com seu veículo com pneus sem condições de uso. Não esqueça de fazer um alinhamento e balanceamento caso necessário, o desalinhamento tira a estabilidade e pode prejudicar a banda de rodagem do seu pneu.

Não esqueça de calibrar os pneus e o estepe, vide a calibragem correta com o fabricante do pneu ou no manual do seu veículo.

Acessórios e Ferramentas

Verifique seu automóvelÉ sempre bom ter uma pequena caixa de ferramentas em seu veículo, alicate, chave de fenda, chave Philips e lanterna podem te ajudar com pequenos reparos.

Chave de roda, estepe e triângulo e macaco, esses quatro itens garantem que você não fique na rua por um simples pneu furado.

Vidros

Limpar bem os espelhos e vidros do veículo ajudam na visibilidade, a sujeira reflete luzes a noite e isso piora na chuva, você pode até mesmo cristalizar os vidros e passar algum produto anti-embaçante para não ter problemas.

Verifique se as borrachas das palhetas, em caso de desgaste e ressecamento as mesmas não fazem um bom trabalho.

Não esqueça de completar a água do limpador do para-brisa, você pode precisar.


Dicas extras

  • Fique sempre de olho no painel do veículo e conheça as luzes indicativas;
  • Leia o manual do seu carro, nele contém ótimas informações que você deve conhecer;
  • Respeite os limites de velocidade, e na chuva conduza com o dobro de atenção;
  • As crianças sujaram o banco com comida? Veja “como limpar os bancos do carro“.
  • Óculos escuros podem te ajudar em dias ensolarados.

Boa viagem!

Esses são os itens principais para verificar, porém caso tenha feito alguma manutenção recentemente peça ao seu mecânico uma avaliação preventiva, e caso escute algum barulho estranho verifique antes de dirigir em rodovias, alguns barulhos são sinais que algo não está certo.

Já revisou tudo? Aproveite sua viagem!


Enviar Comentário