Dirigir na Chuva: 10 Dicas para Dirigir com Segurança

Dirigir na ChuvaAtenção ao dirigir é imprescindível, independente de clima, porém em dias chuvosos a ela deve ser redobrada. O fator clima pode prejudicar o desempenho do condutor, tornando maior a probabilidade de ocorrer acidentes de trânsito. Para você que tem medo de dirigir na chuva, neste artigo você encontrará algumas dicas para dirigir om mais segurança.

Segundo estudo realizado pelo Engenheiro Max Ernani Borges de Paula e a Arquiteta Augusta Maria Duarte para Companhia de Engenharia de Tráfego o número de acidentes praticamente dobra em períodos chuvosos.

Quando analisado separadamente percebe-se que o número de acidentes sem vítimas é maior em relação ao número de acidentes com vítimas com o tempo chuvoso e conclui-se que os condutores dirigirem seus veículos com velocidades reduzidas e, assim, diminuem as chances de se ter vítimas nos mais numerosos acidentes de trânsito. Porém como é mostrado nos resultados da pesquisa devido ao número de colisões aumentarem neste período, é sempre bom lembrar que ao dirigir na chuva é preciso ter cautela. Siga as dicas abaixo para dirigir com maior segurança.

Dicas e Cuidados Especiais ao Dirigir na Chuva

Os dias chuvosos podem prejudicar a visibilidade dos motoristas e também a aderência dos pneus a via, alguns cuidados básicos são essenciais.

As primeiras chuvas, após um longo período de estiagem são as que oferecem maior perigo aos condutores, isso porque a pista acumula óleo e terra e esta sujeira misturada com água deixa asfalto escorregadio.

Ao Dirigir na Chuva, siga estas orientações para evitar acidentes:

10 Dicas ao Dirigir na Chuva

  1. Dirija com mais atenção.
  2. Diminua a Velocidade.
  3. Mantenha distância do veículo a frente.
  4. Utilize o farol baixo.
  5. Utilize pneus em bom estado.
  6. Confira a parte elétrica do veículo, todas as luzes devem estar em perfeitas condições de visibilidade.
  7. A palheta do limpador do pára brisa deve estar em bom estado de funcionamento.
  8. Não utilize o pisca alerta com o carro em movimento.
  9. Se precisar estacionar procure um local seguro como postos de gasolina.
  10. Respeite as regras de trânsito.

Outro assunto importante e que assusta muitos motoristas quando se dirige em pistas molhadas é Aquaplanagem. Você sabe como agir caso caso seu veículo perca a aderência dos pneus com o solo? Mas este já é assunto para outro artigo que você poderá conferir aqui: Como Evitar e o que fazer caso ocorra Aquaplanagem.

 

Dicas do Guincheiro em vídeo, confira: YouTube Guincho Auto Socorro.

Enviar Comentário

quinze + 6 =