Aquaplanagem – O que fazer? Como Evitar?

aquaplanagem


A aquaplanagem é de fato uma das maiores preocupações que os motoristas devem ter quando estão dirigindo em pistas molhadas, é possível fazer essa afirmação pois quando um veículo aquaplana o condutor perde o controle da direção e da frenagem do automóvel.

Essa situação pode ocorrer quando um ou mais pneus do veículo perde o contato direto com o solo, quando água forma uma camada entre os mesmos.

Esse artigo deixa a dica de o que fazer em uma situação de aquaplanagem e como evitar que o veículo aquaplane.


O que fazer em caso de Aquaplanagem


Mantenha a calma, apesar de ser uma situação de grande risco você precisa ser paciente para tomar as medidas a seguir.

aquaplanagem o que fazerCaso você perceba que seu carro entrou em situação de aquaplanagem evite virar o volante, essa atitude não ajudará o seu carro a sair dessa camada de água que se formou entre o pneu e o asfalto, pois independente do lado que as rodas estão viradas o carro irá continuar em linha reta, isso acontece pois os pneus deslizam sobre a água, e o grande problema é quando o carro entrar em contato com o solo novamente, quando ai sim ele irá virar para onde a direção estiver apontada, aumentando assim o risco de acidentes.

Evite acelerar ou frear de uma só vez, essa atitude pode piorar a situação, e seu veículo pode até mesmo rodar na pista.

Pise no freio apenas se o seu veículo possuir a tecnologia ABS, pois esse tipo de freio não deixa as rodas travarem bruscamente.

O mesmo vale para as motos, não mude a direção ou a velocidade de maneira instantânea, isso pode ocasionar uma queda ou até mesmo tirar você da pista.


Como evitar a Aquaplanagem

aquaplanagem como evitarA maior causa da aquaplanagem é a não drenagem da água pelos sulcos do pneu, e quase sempre isso ocorre quando o veículo está com os pneus “carecas”. As principais medidas para evitar aquaplanagem são:

  • Troque sempre os pneus conforme a recomendação do fa
    bricante;
  • Realize o rodízio dos pneus com a frequência recomendada;
  • Mantenha seu carro alinhado e as rodas balanceadas;
  • Calibre os pneus conforme especificação do fabricante;
  • Não utilize os pneus com medidas ou desenhos diferentes, isso atrapalha a drenagem da água pelos mesmos;
  • Não exagere na velocidade quando a pista estiver molhada;
  • Mantenha sempre uma distância maior do veículo da frente quando estiver dirigindo em dias chuvosos;
  • Caso veja uma poça diminua a velocidade antes de passar pela mesma, ao invés de frear quando estiver passando por ela;
  • Sempre revise seu freio antes de viajar grandes percursos.

Mantenha-se seguro

Guarde essas dicas para você e lembre-se sempre, manter seu carro com as manutenções preventivas em dia ajudam você a não passar por imprevistos quando estiver na estrada, confira o manual do veículo e sempre utilize peças de reposição de boa qualidade.

Boa sorte e olho na estrada!

Enviar Comentário